SKU
018097

Resfriador Trocador Oleo Motor 307 308 Citroen C4 2.0 16v

Produto: Em estoque
5% OFF
R$140,43 R$133,41

à vista no pix
ou em 5x de R$28,09 s/ juros

Adicionar aos favoritos
Mais informações
Mais informações
ean 7908817500962
Product Brands Escolha uma opção
marca EURO
Tipo de veículo Carro/Caminhonete
Número de peça TRC0029 1103N3 5989070251 3221470 ARD1010
Detalhes do Produto

Resfriador Trocador Óleo Motor 307 308 Citroën C4 2.0 16V

Proteja Seu Motor e Evite Sobreaquecimento

Em motores modernos 2.0 16V, como dos modelos Citroën 307, 308 e C4, o calor adicional causado pela queima, frota diária ou uso intenso exige sistemas de refrigeração eficientes. O Resfriador de Óleo Motor 307 / 308 / C4 2.0 16V é fundamental para manter a temperatura do óleo dentro dos níveis ideais, preservando a lubrificação, evitando desgaste prematuro e garantindo vida longa ao motor.


Características Técnicas

Compatibilidade e Especificações

  • Aplicações compatíveis: Citroën 307, 308, C4 com motor 2.0 16V (EW10A)

  • Identificador de peça comum: código 1103N3 (usado em vários fornecedores para este resfriador) 

Funcionalidade

  • Serve como trocador de calor para o óleo do motor, resfriando-o quando passa por tubulações ou circuito de óleo por meio de intercâmbio com o líquido de arrefecimento ou ar ambiente, conforme projeto do motor. 

  • Fabricado para suportar as pressões e temperaturas típicas de operação de motores 2.0 16V, com vedação e construção robusta.


Benefícios do Produto

  • Regulação térmica: mantém o óleo em temperatura ideal, evitando degradação precoce do lubrificante.

  • Proteção do motor: reduz o risco de superaquecimento, evitando empenamento de cabeçote, falhas de juntas ou danos de pistão e anéis.

  • Melhor funcionamento: óleo em temperatura ideal mantém viscosidade certa, o que melhora desempenho, resposta ao acelerador e economia de combustível.

  • Durabilidade: componente robusto prolonga a vida útil de demais peças associadas, como bombas de óleo, selos e juntas.


Instalação e Manutenção Recomendadas

Sinais de Alerta

  • Vazamentos de óleo ou líquido de arrefecimento próximos ao trocador;

  • Temperatura do óleo ou do painel subindo acima do normal;

  • Cheiro de óleo queimando ou fumaça incomum;

  • Falta de lubrificação visível (óleo queimado ou muito escuro).

Procedimento de Substituição

  • Desligar motor, deixar esfriar;

  • Escapar óleo antigo e líquido de arrefecimento, se necessário;

  • Retirar o resfriador antigo com cuidado — verificar vedantes e uniões;

  • Instalar o novo componente com todos os selantes/juntas originais;

  • Reabastecer o óleo correto e verificar se há vazamentos;

  • Após instalação, monitorar temperatura e pressão do óleo.


Perguntas Frequentes (FAQ)

  1. Qual a função de um resfriador de óleo motor?

    • Serve para reduzir a temperatura do óleo de lubrificação, mantendo sua viscosidade correta, protegendo o motor de desgaste acelerado ou superaquecimento.

  2. Quando o resfriador de óleo precisa ser substituído?

    • Quando há vazamentos visíveis, odores de óleo queimado, aumento de temperatura no painel ou óleo muito escuro, ou após acidentes que atingiram o componente.

  3. Este resfriador de óleo é compatível com motor EW10A 2.0 16V dos modelos 307, 308 e C4?

    • Sim. O código 1103N3 usado por muitas peças compatíveis cobre esses modelos com motor 2.0 16V.

  4. Quais os sintomas de falha deste componente?

    • Superaquecimento do motor, cheiro de óleo quente, perda de desempenho, ruído metálico ou fumaça do escapamento quando há mistura de óleo queimando.

  5. Pode usar este resfriador em veículos com álcool ou gasolina?

    • Sim. Ele atua sobre o óleo do motor, independentemente do combustível. A compatibilidade está no motor e código da peça, não no combustível utilizado.

  6. A substituição é simples ou exige desmontagem extensa?

    • Depende do modelo. Em muitos casos é acessível, mas pode requerer remoção de componentes próximos — ideal fazer em oficina que conheça bem o motor 2.0 16V desses modelos.

  7. Qual a diferença entre resfriador de óleo original vs genérico ou reposição?

    • Original costuma ter melhor acabamento, melhores vedantes, tolerâncias mais precisas. Reposição pode variar em qualidade; produtos de marcas confiáveis reproduzem bem o original com bom desempenho.

  8. É necessário manter manutenção periódica no resfriador de óleo?

    • Sim. Verificar juntas, limpeza externa para que troca de calor funcione bem, verificar se há vazamentos. Manutenção preventiva evita falhas maiores.

Fale conosco